FML2002

O blog dos Quartanistas da Faculdade de Medicina de Lisboa

domingo, abril 23, 2006

Mitos da Medicina

Lol finalmente consigo postar neste famosos blog! Aqui vai uma posta que escrevi há uns tempos no meu blog:


1) Ser médico é ter uma profissão muito importante.

Vistas as coisas de uma perspectiva desapegada e como um todo, os médicos são os menos importantes da sociedade, que não sobrevive sem os seus arquitectos, engenheiros, varredores, cozinheiros, prostitutas, etc, todos os que a fazem funcionar; se não houvesse médicos para curar essas pessoas eram simplesmente substituídas por outras de equivalente conhecimento; para além disso se as pessoas tomassem cuidado consigo próprias (alimentação, hábitos, higiene, etc) e excluíndo casos de traumatismos por acidentes e à excepção dos extremos da vida (nascimento, idade avançada), muito pouca solicitação haveria para os médicos.

2)Ser médico é uma profissão de futuro.

O médico pouco faz que não possa em algum grau e actualmente ser emulado por algum tipo de máquina. O raciocínio médico consiste em rever uma lista de factos (grelhas, tabelas, nomes) e usar o algoritmo de decisão adequado ao tipo de apresentação imagiológico (olhos do médico, RX, TAC, etc) do doente.
Ora os factos são bases de dados, os algoritmos podem ser programados, só falta um método imagiológico que permita visualizar sem dúvida de que tipo de situação se trata para...Os médicos continuariam a ser importantes para investigar, para desenvolver o conhecimento mas...

3)Os médicos ganham muito dinheiro.

Podem ganhar mais que a média mas e as horas extra??? O envolvimento da vida pessoal? O "peso" da responsabilidade de "ter vidas nas mãos" (que na maior parte dos casos não se devia colocar pois as pessoas iriam continuar mal ou mesmo morrer se não fossem ao médico)? A somatização das enfermidades com que lidam diariamente e que se manifestam em perda de saúde (não é à toa que as seguradoras cobram muito mais a um médico por um seguro de saúde) e conflitos permanentes entre colegas, com familiares e amigos (que é em muito causado pela "deificação" do médico, que o faz ter um ego gigantesco e intolerante)? Tudo isso se paga e pode-se dizer que os médicos são mal pagos para o que fazem...

4)Os médicos "sabem" muito do corpo humano
Com o avançar tão rápido da ciência, 90% ou mais do que é ensinado nas faculdades de medicina vai estar ultrapassado em 50 anos (às vezes já está ultrapassado enquanto é ensinado); ou seja os médicos que vão exercer nesse intervalo de tempo estão lá quase que para "encher chouriço", porque é importante para a sociedade haver alguém a quem possa recorrer (e culpar) quando há problemas de saúde. Claro que irão fazer muito bem, mas irão também descobrir que o tratamento utilizado em muitos dos seus doentes na realidade fez mais mal que bem (isto sendo verdade mais numas especialidades que noutras)!
É quase como ser especializado em windows 95 e tentar resolver os problemas do XP.
Para além disso, a maior ênfase tendencional actual está na chamada medicina baseada na evidência, ou seja exactamente o que as medicinas ditas tradicionais têm vindo a fazer desde há milénios.

5) Os médicos são pessoas muito inteligentes, sensíveis e independentes.
A indústria farmacêutica faz milhões à custa da "independência dos médicos"; o raciocínio médico quase que se resume a um recital de factos memorizados; e muitos...bem...são simplesmente umas bestas!

6) Os médicos curam.
Depende da definição de cura. Alguém me explica o que é curar?

3 Comments:

At 4:00 da tarde, Blogger Luís said...

Será este o novo renascer do blog?

Já agora, Pedro, podias divulgar o endereço do teu blog. Vou agora vê-lo, mas há quem não saiba como o descobrir.

Abraço

 
At 3:37 da manhã, Blogger Kelvin said...

Kia Ora (hello) from a blogger down under in New Zealand. I was surfing the blog world when your blog popped up, so i thought I would say hello, even though I cannot understand your language. I Love your skelton. He sort of looks like me !!! (hehe)

 
At 12:24 da tarde, Blogger PsiTra said...

www.amigomaluco.blogspot.com ;)

 

Enviar um comentário

<< Home