Xuxalismo & Cª Lda.
Queria apenas tentar esclarecer uma dúvida que surgiu na discussão do post anterior. Desculpem-me a prepotência, mas acho que isto merecia um novo post.
Declaração de Princípios aprovada pelo XIII Congresso do PS em Novembro de 2002
"7. O PS defende uma economia de bem-estar, aberta à pluralidade das iniciativas e das formas económicas privadas, públicas e sociais, e regulada pelo mercado e por instituições públicas adequadas.(...)O papel do mercado deve ser valorizado, designadamente nas funções que pode cumprir melhor do que os modos alternativos de afectação de recursos."
Como dá para ver o PS é um acérrimo camarada da economia de mercado. Esta é o reflexo do sistema de produção capitalista, baseada no controlo dos meios de produção por parte de alguns individuos que dispõem como querem da exploração da mão-de-obra de outros. O Marx instiga à luta pelo controlo dos meios de produção por parte desses outros, i.e., por parte do proletariado explorado, que só conta com a sua própria força de trabalho para sobreviver. Leva portanto, caro amigo Liça, a boa-nova aos teus companheiros de sangue azul: O PS não é marxista nem sequer de esquerda.
Vá lá Liça, não desanimes! Isto não tem que ser tudo ciência política chata! Toma lá uma musiquinha do Sérgio Godinho pra animar o Blog:
"Se eu fosse mal educado
dizia que é muito feio
construir o socialismo
com fascistas de premeio.
(...)
Por falar em socialismo
lá porque alguém o apregoa
não quer dizer que não esteja
a dizer coisas à toa."
André Almeida
3 Comments:
Foi fundado como tal, e tu sabe-lo.
Por outro lado, não tenho companheiros de sangue azul, no sentido literal ou figurativo da expressão. Pelo que não percebi a ironia.
Ora viva,
Primeiro que tudo, devo dizer que este meu regresso ao blog, após longo interregno, é marcado por uma agradável nostalgia, mas também pela certeza de que nos irá proporcionar uma boa fonte de descontração em época de exames. Para que tal suceda, peço-vos, não deixem de contribuir.
Agora, ao assunto:
Liça, aquela letra do Sérgio Godinho não te fez pensar em nada? Se calhar, quando o Partido Socialista foi fundado já pensava em meter uns entravezitos na revolução, senão vejamos:
Estava Álvaro Cunhal prestes a decretar a Comuna de Lisboa (e os americanos prestes a invadir isto, caso tal acontecesse), quando surge, qual Desejado, das brumas, uma figura bonacheira (ainda que mais magra, na altura) que é logo apontada como o salvador da pátria (e que muito agradou ao tio Sam). Vinha de punho cerrado é certo mas, não sabendo se é do Benfica ou não, não me parece que alguma vez tenha sido lá muito amigo do vermelho. E Novembro acabou com Abril.
Se a isto somarmos o facto de ao PSD (que no início, bem no início, se considerava de esquerda, vejam lá vcs) e ao CDS terem ido parar muitos dos manda-chuvas do pré-25 de abril (talvez não fossem fascistas, sabe-se lá...) vês claramente que não te podes fiar em nomes de paridos para perceber as suas ideologias. Isto, meu caro, acho que já devias ter percebido...
Para terminar, só mais umas achegas que me parecem importantes:
1) Oh Liça, já andamos nisto há tanto tempo que me entristece realmente pensar que ainda achas que alguém aqui apoia o PS...
2) Vai daí pergunto-me, porque é que ainda teimam em criticar a esquerda utilizando o PS, que é um partido cujas políticas são de direita?
3) Respondendo ao Milan, quando disse que portugal precisava era de um bom partido de direita: O PS É um bom partido de direita. Imagem de esquerda, maioria absoluta, sabujo bem domado do capital... O que é que queria mais? O problema é mesmo esse: a direita, caro Milan, é isto.
Caro Hugo
Como sempre, cá vem a ideia que eu ando aqui virado contra alguém. Longe de mim. Sabes que me dou bem com todos os que aqui escrevem (e que conheço, obviamente). Não sei se alguém aqui é do PS, e sinceramente não me podia incomodar menos se alguém fosse. Não exprimi repúdio por ninguém, tirando por aqueles que tomaram as ditas medidas e pelos que os puseram lá.
Já vi a mesma expressão vezes e vezes aqui, mas ainda não percebi quem é o capital.
Nem o que são as couves.
Enviar um comentário
<< Home