FML2002

O blog dos Quartanistas da Faculdade de Medicina de Lisboa

domingo, dezembro 05, 2004

Norte (Jorge Palma)

Norte é o novo album do Jorge Palma. Tive oportunidade de ver um conerto na FNAC na passada terça e este fim de semana finalmente ouvi o album.
É um bom CD e para quem gosta do género ou para quem, como eu, adora Palma, é uma óptima compra. Tem reminescências do Palma do "Quarto Minguante" (a Optimista Céptico é exemplo flagrante), um bocado do "Só" (ínicio do Acordar Tarde - poema do Al Berto) e um óptimo toque de jazz (Tama-ra... Para mim, a melhor música do CD).
Talvez lhe falte o toque de génio. Acredito que ele era capaz de melhor e são poucas as músicas que eu, como palmaníaco, diga que vão ficar para sempre (como ficaram a "Estrela do Mar", o "Bairro do Amor" e até algumas do último CD de orginais, como a "Trapézio" e a "Quem és tu de novo?"), mas mesmo assim é um CD óptimo.
Comprem (ou gravem...) que vale mesmo a pena. (Mas eu sou suspeito porque sou um grande fã. Para opiniões de um especialista de música falem com o Hugo. O meu departamento é o de futebol.)



2 Comments:

At 12:13 da manhã, Blogger Hugo Bastos said...

Antes que cheguem os pedidos de avaliação, deixem-me dizer que ainda não ouvi o álbum. É verdade, esta história de ser tomado como crítico, sem trabalhar para nenum jornal ou rádio e, consequentemente, não receber toneladas de cd's à pala tem destas coisas: não tenho dinheiro e não gravo cd's para mim.

Mas, uma pessoa tem de fazer pela vida e, assim, aproveitei as idas do Palma às fnacs (colombo e chiado, dia 27 e 30) para ouvir as suas músicas novas.

Os dois concertos foram parecidos, se bem que no segundo, talvez animado pela queda do governo, ele tenha tocado mais, embora de forma um tanto ou quanto atabalhoada (como ele disse, aquilo não era um concerto, era um teste, e as luzes de palco não iluminavam as pautas indispensáveis para duas canções à guitarra)
Adorei a "Acordar tarde". Para mim é a melhor música do disco, o que pode ser tomado como bastante negativo, já que um escritor de canções como o Jorge Palma não deveria depender de poemas alheios para músicas tão boas. O que é certo é que o poema do Al Berto é belíssimo e a música ligou-se a ele de uma forma incrível.
A "Demitido" teve um sabor especial no concerto de dia 30, mas não gostei muito dela da primeira vez que a ouvi... À terceira deve ser de vez.
Gostei de ouvir de novo a Tama-ra. Já a conhecia do mítico concerto do CCB no ano passado e foi uma agradável surpresa vê-la neste novo álbum.
Quanto ao resto.. É Palma, como todos esperávamos, mas não o Palma genial que desejava que fosse. E para matar saudades vou ouvir o Só até adormecer...

 
At 2:43 da tarde, Blogger Milan Satendra said...

Vou tentar dar uma vista de olhos, por enquanto os meus ouvidos estão em concentrados em ouvir o duplo CD dos Silence4 no coliseu dos recreios - tive a oportunidade de assistir ao vivo e foi simplesmente mágico.
E ando tb a ouvir a Box dos Nirvana "With the Lights Out"! Se és Palmaníaco, eu era Nirvaníaco! :P
Fazia colecção de todos as músicas da banda de Kurt Cobain, e agora a minha colecção está cada vez mais completa :D
Não aconselho a quem não conhece a obra dos Nirvana, mas por outro lado, o duplo cd dos silence 4 aconselho a todos... está delicioso!!

 

Enviar um comentário

<< Home