FML2002

O blog dos Quartanistas da Faculdade de Medicina de Lisboa

terça-feira, junho 15, 2004

Euro 2004 - A minha singela opinião

Começou o Europeu que custou aos contribuintes portugueses muito dinheiro. Apesar de ser um "doente da bola" nunca consegui perceber como é que o povo português caíu nesta esparrela. Mas adiante.
Venho então comentar - pouco sustentadamente, porque tenho que ir estudar - o jogo Portugal - Grécia.
A inércia da equipa portuguesa foi aflitiva. Fala-se de nervos, pressão a mais (como se homens que ganham milhares e milhares de contos por mês não conseguissem suportar umas bandeiras à janela....), de tudo. O problema é que não há desculpa. O relvado estava bom, Portugal jogava em casa, não havia lesões, os gregos não tinham o Nikolaidis a 100%, etc. Mas ficou 1-2 e a Grécia deu um banho de bola.
Parece-me que a selecção portuguesa não estava preparada para aquele tipo de futebol dos gregos - o que é grave porque o Sr. Sclorai teve mais que tempo para ver os jogos que eles fizeram contra a Espanha na fase de qualificação em que a forma aplicada foi igual: pressão alta e contra - ataque. Se não fez isso é muito grave, porque andou meses a brincar com os dinheiros da FPF (que entretanto ainda não conseguiu arranjar fundos para a família da vítima do very-light....) ou então não soube preparar a equipa para o que aí vinha. Nas duas hipóteses o homem não fica lá muito bem na fotografia.
Quanto aos jogadores: o Paulo Ferreira voltou aos seus grandes tempos no Setúbal e fez uma assistência para o golo grego que deve ter levado o patrão do Chelsea a telefonar ao Mourinho ("José! Olha no que é que tu me fazes gastar de dinheiro, José! Vá, porta-te bem senão só compro mais quinze jogadores!", o Fernando Couto parece o Hélder do Benfica, só que mais lento (o Ricardo Carvalho - juntamente com o Nesta - é para mim o melhor central do Mundo, mas eu não mando), o Rui Jorge é um defesa passivo que está ali para ver se ninguém dá por ele, o Simão e o Figo estavam estáticos e só se lembravam de trocar de lado quando o Rui Costa tinha a bola para assim aparecerem 3 - três! - jogadores ao meio para a defesa grega poder estar mais à vontade, o Rui Costa nem se fala e o Pauleta estava tão sozinho que nem com queijos ia conseguir jogar (é uma referência a um anúncio do Pauleta com queijos para quem não sabe).
O Cristiano Ronaldo é um jogador com o qual eu embirro, mas dinamizou e o Deco mostrou que é o jogador em melhor forma e TAMBÉM não se percebe como é que não joga de inicio.
Somando isto tudo, Portugal aparece como uma selecção pior que medíocre, sem ideias, sem garra e sem saber ao que joga. Ninguém em campo sabe muito bem o que tem de fazer e ninguém tem coragem (tirando o Deco...) para pedir a bola e ir para cima dos defesas.
O desastre foi total. A Grécia manipulou a primeira hora de jogo e a partir daí geriu o resultado. Resta agora tentar ganhar aos russos e depois ver que resultado vai ser preciso com "nuestros hermanos".
Despeço-me com o meu onze inicial para o jogo com a Rússia: Moreira; P. Ferreira, R. Carvalho, J. Andrade e Nuno Valente; Costinha e MAniche, Simão, Deco; N. Gomes e Pauleta (jogava só com um extremo e com o P. Ferreira a falso defesa direito. Porventura nesta posição o Miguel é melhor, mas depois chamam-me faccioso.... Mas caguei. Caros leitores, retirem o P. Ferreira e ponham o Miguel no meu onze inicial!)
Desculpem, esqueci-me de deixar um reacdo ao Scolari: NÃO VAIS NEM PARA "A", NEM PARA "B", NEM PARA "C" E SOBRETUDO NÃO VAIS PARA O BENFICA!! VAIS É PARA O DESEMPREGO! AHAHAHAHAH!

1 Comments:

At 3:53 da tarde, Blogger Luís said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home